A Brasol, empresa do grupo Siemens, e a Aegea, empresa do setor privado de saneamento básico, inauguraram uma usina fotovoltaica localizada em Manaus, no estado do Amazonas. O investimento, segundo a empresa, atenderá o consumo energético da Águas de Manaus, concessionária que faz parte do grupo Aegea, que segue o plano de priorizar uma matriz energética renovável combinada com o aumento na eficiência energética e metas de redução de consumo de energia.

A usina possuiu 2,55 MWp de potência instalada e geração estimada de 3,7 GWh por ano, além de ocupar uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados, localizada a 30 quilômetros do centro de Manaus. O volume gerado de fonte renovável equivale a redução de 2,6 toneladas métricas de emissão de CO2, o que representa a substituição de 560 automóveis movidos a combustíveis fósseis e ao plantio de 43 mil árvores.

A parceria entre a Aegea e a Brasol vem se consolidando nos últimos dois anos e já são nove usinas construídas no país, nos estados do Mato Grosso e agora no Amazonas, além projetos em implementação no Rio de Janeiro. A Aegea informou que a adoção de energia solar faz parte do compromisso da companhia em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões. O grupo faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões e tem avançado em sólidas parcerias com projetos de geração distribuída de energia em operação e implementação em 10 estados.