A Agência de Energia Nuclear lançou uma nova iniciativa que visa reunir líderes do governo, da indústria, da investigação e da regulamentação para aproveitar ao máximo o potencial dos pequenos reatores modulares para ajudar os países a reduzir as suas emissões de carbono no curto espaço de tempo e no médio prazo, antes de atingirem as suas metas de emissões líquidas zero até 2050.

A iniciativa “Acelerando SMRs para Net Zero”, aproveitará a rede global de especialistas e líderes da AEN para definir um plano de trabalho para acelerar o desenvolvimento, implementação e operação de SMRs seguros, eficientes e econômicos. Essa iniciativa foi anunciada conjuntamente em Dubai na reunião da COP 28 pelo Diretor-Geral da AEN, William D. Magwood, IV, Secretário Adjunto do Departamento de Energia dos EUA, David M. Turk, e a Diretora de Energia da Direção-Geral de Energia e Clima, Ministério Francês da Transição Ecológica e Coesão Territorial, Sophie Mourlon.

Segundo o Diretor-Geral Magwood, os SMRs estão liderando uma nova onda de tecnologia nuclear que está pronta para fornecer energia limpa. Para ele, o sucesso destas novas tecnologias depende da cooperação dos governos e do setor privado para enfrentar os desafios remanescentes. Ele espera que a iniciativa ajude países de todo o mundo a perceber o potencial destas novas tecnologias a tempo de permitir uma transição energética verde bem-sucedida.

Muitos governos estariam interessados em SMR porque, de acordo com as projeções da AEN, triplicar a capacidade total de energia nuclear proporciona um caminho prático e realista para alcançar o net zero. Os SMRs seriam de particular interesse porque podem alcançar economias através da produção industrial, podem ser utilizados para fornecer calor ou produzir hidrogênio e podem ser utilizados em locais remotos fora da rede para reduzir as emissões em setores difíceis de reduzir, como a mineração, indústria e transporte.