A produção própria de energia solar do Grupo CCR aumentou 36,4% em 2023, alcançando 3,61 mil megawatt-hora (MWh), o suficiente para atender 2 mil residências por mês. Esse aumento está em linha com os esforços da companhia para que 100% do consumo de energia elétrica dos seus ativos seja suprido por fontes renováveis.

Hoje a companhia opera 11 usinas solares próximas de suas concessões rodoviárias no Rio de Janeiro e Santa Catarina, que somam 3,1 MWp de capacidade instalada. Esses projetos vêm fornecendo energia elétrica para abastecer serviços como iluminação das vias e operação das praças de pedágio, entre outros.

O volume de energia gerado pelas usinas ajudou a evitar a emissão de 259 toneladas de gás carbônico (CO2e) nas operações do Grupo CCR em 2023. Isso equivale ao plantio de 1.849 árvores. Além disso, o uso de fontes limpas é uma realidade também em outros modais operados pelo grupo. Em mobilidade urbana, os trens e metrôs operados pela companhia já utilizam 95% de energia elétrica de fontes renováveis. Inclusive, estudo realizado pela consultoria WayCarbon revelou que as linhas de trens, metrôs e VLT da companhia evitaram a emissão de mais de 1,5 milhão de toneladas de CO2 nos últimos 13 anos.

A meta do Grupo CCR é contar com 100% de energia renovável em todos os ativos da companhia até 2025. Com isso, a empresa está executando investimentos para ampliar a sua capacidade instalada do seu parque de geração de energia solar próximo de suas rodovias, além de adquirir certificados de energia renovável de seus fornecedores no mercado livre de energia.