O Ministério de Minas e Energia definiu o cronograma dos leilões de transmissão e as datas limites para celebração do Contrato de Uso do Sistema de Transmissão (CUST) até o final de 2026, serão dois por ano nesse período já contando com o primeiro, realizado no mês passado. O segundo a ser realizado nesse ano será em setembro.

No ano que vem  os certames devem acontecer em março e setembro, assim como no ano seguinte. A Portaria nº 73, publicada no Diário Oficial da União deste terça-feira, 9 de abril, aponta que em 31 de dezembro de cada ano serão publicadas as datas referentes às licitações para os três anos seguintes. Abaixo o quadro informativo:

O ciclo das últimas três disputas soma quase R$ 60 bilhões em investimentos, com deságios médios mantendo-se em patamar elevado, entre 40% e 50%. A expectativa é que essa tendência se mantenha no próximo certame, marcado para setembro de 2024 e que prevê a construção e manutenção de 6.464 km em linhas novas e seccionamentos, além de 9.200 MVA.

Nesse horizonte de tempo em que foram indicados os certames é que deverá ser colocado um novo linhão na tecnologia corrente contínua, o HVDC, cujos estudos estão em andamento na EPE, mas ainda não tem data definida para ser colocado em disputa.