A Petrobras informou em comunicado ao mercado na noite da última terça-feira, 14 de maio, que o presidente da estatal Jean Paul Prates pediu que o Conselho de Administração se reunisse para apreciar o término antecipado do seu mandato como presidente de forma negociada. Caso o conselho aceite o encerramento, ele deve posteriormente renunciar ao cargo no CA da companhia.

Em ofício à companhia, o Ministério de Minas e Energia indicou para o lugar de Prates a ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Magda Chambriard. O nome ainda será submetido aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório.

A queda de Prates já vinha sendo especulada a alguns meses, desde o embate com o governo por conta da distribuição adicional de dividendos. Divergências com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa, colaboraram para a sua saída. Quando assumiu a maior empresa do Brasil, o discurso de Prates era o de alinhar a petroleira em direção a transição energética, assim como outros players globais estão fazendo. Foi criada uma diretoria para o tema – ocupada pelo ex-presidente da EPE, Maurício Tolmasquim – e o plano de investimentos promete aquisições de ativos eólicos e solares, além da promessa de entrar no segmento de eólicas offshore assim que as regras forem estabelecidas. Antes de assumir a Petrobras, Prates cumpriu  quatro anos do mandato de senador pelo PT do Rio Grande do Norte, ocupando a vaga de Fátima Bezerra, eleita para governar o estado em 2018. Durante o o mandato, Prates foi o autor do PL que regulamentava as eólicas offshore.

Magda Chambriard é Engenheira Civil pela UFRJ e mestre em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ. Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980. Foi cedida à ANP, para assumir assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras. Assumiu a Diretoria da agência em 2008 e a Diretoria Geral em 2012.