A Celpa (PA), concessionária de energia do Grupo Equatorial, anunciou que vai implantar o primeiro projeto de smart grid em sua área de concessão. A Landis+Gyr foi a empresa contratada para fornecer e instalar os equipamentos, que em seu estágio inicial prevê a instalação e a integração de medidores em 25 mil clientes da Celpa e a construção do sistema smart grid com capacidade para atender 45 mil consumidores. O valor do investimento não foi revelado.
 
Segundo Marcelo Machado, CEO da Landis+Gyr, a primeira fase do projeto deverá ficar pronta já no começo de outubro. Os novos equipamentos, que utilizam comunicação via rádio, permitirão que a concessionária obtenha informações dos clientes em tempo real, aumentando a eficiência operacional da rede e a capacidade de gestão das perdas não técnicas (furtos de energia). 
 
"Esse projeto tem um diferencial em relação a tudo que nós estamos fazendo, porque inicia o processo de inteligência nas redes da Celpa… Ele prevê medição inteligente e automação da rede de distribuição na mesma plataforma de comunicação", disse o executivo. Os equipamentos aumentarão a confiabilidade e segurança da rede, além de permitir a redução de custos operacionais, uma vez que as ações de corte e religamento do fornecimento ao cliente, por exemplo, poderão ser feitas remotamente.
 
O sistema também permitirá o monitoramento da tensão e da corrente da rede, apoiando a concessionária no processo de otimização do DEC e FEC, indicadores de qualidade acompalhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica. No primeiro trimestre deste ano, os índices de DEC e FEC da Celpa (acumulados dos últimos 12 meses) atingiram 36 horas e 22,3 vezes, respectivamente, o que representa uma melhora de 5,1% e 0,4%, respectivamente, em relação ao quarto trimestre de 2015. No mesmo período, as perdas totais representaram 29,9% da energia requerida, ao passo que as perdas não-técnicas sobre o mercado de baixa tensão atingiram 41,2%, aumento de 2,6 ponto percentual.
 
Para Machado, esse é o início do processo de massificação das redes inteligentes dentro do grupo Equatorial, que também controla a distribuidora Cemar, no Maranhão. "O importante é que esse projeto fortalece o processo de implantação das redes inteligentes no Brasil, estimulado pela busca por eficiência operacional e também pela possibilidade de redução de perdas comerciais."
 
O contrato com a Celpa é o mais recente de uma série de acordos firmados pela Landis+Gyr. Desde o início de 2013, a empresa garantiu as duas maiores implantações na história desta indústria com a British Gas e a Tokyo Electric Power Company, além do maior contrato de smart grid do Brasil no estado do Rio de Janeiro com a Light. O contratado com a Light prevê a instalação de 1 milhão de medidores em um período de 5 anos. Segundo Machado, já foram instalados 350 mil pontos.