A obra da subestação de Tapurah, no Mato Grosso, foi concluída e passa pela fase de testes atualmente. A subestação tem capacidade para 30 MVA e possibilitará a expansão das linhas na região.

A Energisa também construiu uma linha de alta tensão de 138 KV com 90 quilômetros de extensão, ligando Lucas do Rio Verde à Tapurah, e ampliou a subestação de Lucas. O total de investimentos se aproxima a R$ 36 milhões. A obra teve início há dois anos. A primeira energização foi feita na sexta-feira, 23 de setembro. No domingo, 25, a subestação recebeu a carga total e entrou em operação em fase de testes, já atendendo a população local. Até então, Tapurah tinha uma subestação com capacidade para 9 MVA.

O prefeito de Tapurah, Luiz Umberto Eickoff, comemora o início das atividades da subestação. Ele conta que considera este um momento histórico para o município. "Estamos esperando há muitos anos. Tapurah tem uma demanda reprimida, com muitos armazéns para serem ligados na rede. Isso agora vai ser resolvido. Sem contar que vai melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Agora podemos dizer para qualquer tamanho de indústria que queria vir pra cá que nós temos energia para atendê-la", destacou o prefeito.