A CPFL Energia concluiu a instalação do terceiro eletroposto em uma área pública de Campinas (SP), ampliando para oito o número de pontos de carregamento em âmbito do seu Programa de Mobilidade Elétrica. O novo eletroposto, previsto para entrar em operação no começo da segunda quinzena de fevereiro, permitirá o reabastecimento gratuito dos veículos elétricos que circulam pela região. O ponto de carregamento tem um custo total estimado em R$ 74 mil e possibilita o abastecimento de um carro por vez.

O eletroposto faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, financiado com recursos do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica. A pesquisa, iniciada em 2013, receberá até R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão. O projeto conta, atualmente, com a parceria institucional do CPqD, da Unicamp, da Daimon, da portuguesa CEiiA, da Renault, da Natura, da 3M, da Rede Graal, do Instituto CCR, da ABB, da Prefeitura de Campinas, da BYD e do Shopping Iguatemi.
 
A unidade foi instalada no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em frente ao City Bar, no bairro do Cambuí. O ponto de carregamento possibilita o reabastecimento da frota de táxi elétricos já em circulação em Campinas, além dos outros veículos do Programa de Mobilidade Elétrica do Grupo e os demais carros elétricos da região. O eletroposto é do tipo carregamento rápido, reabastecendo 80% da bateria dos veículos em meia hora. O equipamento é compatível com os veículos fabricados com plug tipo 2, o que inclui as montadoras Renault, BYD e BMW.
 
O novo ponto de carregamento foi viabilizado em parceria com a BYD. A fabricante chinesa será responsável por bancar a conta de energia do eletroposto público. A CPFL Energia, como contrapartida, arcou com as despesas de compra e instalação do equipamento. De acordo com o diretor de  o diretor de Estratégia e Inovação do Grupo CPFL, Rafael Lazzaretti, com os eletropostos públicos, a empresa terá condições de avaliar o impacto dos veículos elétricos na rede de distribuição local e também ganhará know-how para desenvolver e operar uma rede própria de eletropostos.

Por estar em uma área totalmente pública, a CPFL Energia poderá avançar nos estudos sobre a questão urbanística na instalação dos eletropostos. Para usar o eletroposto, os usuários precisarão efetuar um cadastro prévio junto à equipe do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL. Um cartão para ser usado no equipamento será enviado ao motorista ou poderá ser retirado na sede da empresa.
 
Os usuários cadastrados poderão recarregar seus veículos elétricos no eletroposto gratuitamente até que a Aneel regulamente a cobrança para a mobilidade elétrica no País. Para Lazzaretti, o eletroposto público vai permitir avanços nos estudos para propormos o enquadramento legislativo e regulatório para a constituição de um modelo de cobrança e tarifação no Brasil. Campinas já conta com dois eletropostos públicos em operação, sendo um localizado em frente à sede da CPFL Energia, e um segundo na área externa do posto de serviços automotivos da Bosch. Além disso, a companhia, em parceria com a Rede Graal e com a CCR, inaugurou no final do ano passado o primeiro corredor elétrico do país, entre Campinas e São Paulo. Um eletroposto universal foi instalado no Posto Graal 67, na altura de Jundiaí. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, foram licenciados 1,8 mil unidades de 2012 a 2015 no Brasil, entre 100% elétricos e híbridos.