A Celpa inaugurou no último sábado, 26 de setembro, duas novas subestações que já estão em operação nos municípios de Óbidos e Oriximiná, localizados no oeste do Pará. Com as obras finalizadas, as duas cidades estão integradas ao Sistema Interligado Nacional, o que simboliza um marco histórico para as localidades, que antes eram atendidas por meio de sistema isolados, com energia elétrica proveniente de usinas termelétricas.

No total, o investimento da Celpa nos dois municípios gira em torno de R$ 40 milhões. Além das subestações, a série de melhorias também contemplou a construção de mais de oitenta quilômetros de linhas de transmissão para conectar as cidades ao sistema. Cerca de 9.700 famílias em Oriximiná e aproximadamente 10.200 famílias em Óbidos são beneficiadas com a nova aquisição, o que pode significar mais de 80 mil pessoas usufruindo de energia de qualidade.
 
Para o presidente da Celpa, Nonato Castro, a interligação das cidades ao SIN é um grande avanço econômico e social para o estado do Pará. Uma das melhorias que a obra proporciona aos dois munícipios está na ampliação das possibilidades de abertura de mercado. Com um maior potencial de atendimento, devido ao aumento de cargas, empresas de médio e grande porte podem se instalar na região, gerando emprego e renda para a população local. Parte do recurso utilizado nas obras foi incluído no Programa de Investimento Social. Ao longo de quase três anos, foram cento e dezenove subestações construídas ou reformadas no Pará.