A agência de classificação de risco Standard & Poor’s atribuiu na última sexta-feira, 17 de julho, na Escala Nacional Brasil o rating de curto prazo ‘brA-1+’ à Eletrobras. A agência também atribuiu o rating de emissão de curto prazo ‘brA-1+’ à futura emissão de R$ 400 milhões em notas promissórias da Eletrosul. 
 
De acordo com a S&P, a operação com vencimento em 180 dias da data de emissão, vai contar com a garantia da Eletrobras, que vai responder como avalista de forma solidária às notas. Os recursos obtidos serão utilizados como empréstimo-ponte a uma operação de securitização de recebíveis que está sendo estruturada para a Eletrosul.
 
No fim de junho, a Standard & Poor’s já havia divulgado síntese analítica sobre a Eletrobras apontando alta probabilidade de suporte extraordinário do governo, de acordo com o seu critério de entidades vinculadas. Ela também foi considerada com liquidez forte, com posição de caixa de R$ 3,1 bilhões em março de 2015 e flexibilidade financeira saudável. A agência também considerou os investimentos que serão feitos nas distribuidoras do grupo, lembrando que uma eventual venda destes ativos poderia gerar recursos a serem usados para reduzir a alavancagem da Eletrobras.