Já atuando no mercado há 18 anos, com ênfase em telecomunicações, a fornecedora de soluções Ícaro Technologies aporta no setor elétrico de olho nas demandas tecnológicas que virão, principalmente as trazidas pelo conceito do smart grid. A empresa já desenvolve um projeto piloto com a Elektro (SP) e já começou conversas com outros players. De acordo com Laerte Sabino, CEO da Ícaro, a empresa quer oferecer soluções que tornem a operação mais inteligente, de modo que ele tenha acerto na tomada de decisão. "Estamos tratando com identificação de gargalos, de perfil de comportamento e de predição. Isso vale para todo o operacional, para ter melhoria, tem que detectar os fatores de correlação", explica Sabino.

A meta da Ícaro é que as soluções para energia cheguem até o final de 2015 com percentual de participação na empresa entre 10 e 20%, para que em 2016 alcance 30%. Sabino classifica o setor como conservador, mas que já está ciente que é necessário investir cada vez mais em tecnologia. Para furar o bloqueio do mercado, ele aposta na diferenciação dos serviços que a Ícaro oferece. "Enxergamos que não há no mercado um fornecedor maduro do setor com todas as soluções que oferecemos. O nosso foco de operação inteligente tem um diferencial e isso tem se mostrado no espaço que temos conseguido nas conversas", observa.

O executivo conta que a empresa veio se preparando para atender o setor elétrico, capacitando as suas equipes e buscando entender a dinâmica das empresas do setor. Segundo ele, o mercado do setor tem menos concorrência que os outros e pelo fato das empresas não concorrerem entre si, há muita colaboração. "A troca de informação é muito positiva para crescimento do mercado na minha opinião", afirma. Os smart grids também são vistos como aliados, pois o investimento em tecnologia será obrigatório e quem não estiver preparado, pode ficar defasado no mercado e terá dificuldade em fazer a transição quando ela for inevitável.

Tendo nas distribuidoras o alvo preferencial para fechar contratos, Sabino quer que elas sejam capazes de enxergar o que está acontecendo na sua área, como o consumo, as interrupções e o que necessita de um cuidado especial, para que de posse desses dados, se faça um diagnóstico identificando os problemas e aonde a melhora é possível. A solução da Ícaro também permite que se analise dados no aspecto operacional que levam a detecção dos fatores de correlação. "Nenhuma concessionária consegue fazer tudo o tempo todo em sua geografia, tem que que priorizar os recursos. Descobrir as correlações entre as variáveis é importante para que elas priorizem os gastos", frisa.

O CEO da empresa também volta os olhos para as geradoras. O intuito é trabalhar com a manutenção dos ativos. Segundo ele, há um gasto muito grande nessa área, já que uma manutenção preventiva tem um custo e uma não prevista tem outro. Para ele, se a empresa oferecer uma solução capaz de atuar de forma preventiva, ela será objeto de compra. "Nossa principal função é ajudar para que as operações dessa empresa sejam mais inteligentes, ajudando na tomada de decisão", aponta.

Sabino tem sentido nas conversas com os potencias clientes boa receptividade. O atual momento do setor, que pede redução de custos e constantes melhorias na qualidade do serviço, pode ser um aliado na busca por contratos. “O desafio é como viabilizar projetos para que o valor inicial não seja um impeditivo para começar", aponta.