Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Energisa espera que o processo de renovação das concessões na distribuição seja concluído até o fim de agosto. Em teleconferência de resultado realizada nesta sexta-feira, 9 de maio, o vice-presidente de regulação e Relações Institucionais, Fernando Maia, disse acreditar que a temática de revisitar índices de qualidade – que aconteceu com a EDP Espírito Santo – não voltará nos próximos processos após a negativa do colegiado.

“No final ficou o que esperávamos, que era se limitar aos indicadores que estavam dispostos no decreto”, comenta. Maia acredita que na próxima segunda-feira, 12, sejam sorteados novos processos de renovação de distribuidoras.

Ainda de acordo com ele, a área técnica do Tribunal de Contas da União também está fazendo um acompanhamento do processo. Para ele, isso trará mais segurança jurídica.

Novo Modelo – A Energisa avaliou como ‘bem interessante’ a proposta de reforma de modelo do setor, em especial para a distribuição de energia. Maia destacou o foco nos consumidores de renda mais baixa. O projeto isenta e reduz a conta dessas classes. Segundo ele, na Energisa, cerca de dois milhões ou 25% dos seus clientes estão nessa faixa que será beneficiada.

“Isso certamente irá reduzir perdas e a inadimplência nesse segmento”, avisa. Um consequente aumento na CDE poderia ser equilibrado com mecanismos como redistribuição das usinas de Angra 1 e 2 ou com a alteração da CDE entre os níveis de tensão.