A Enel Distribuição Goiás irá destinar em 2018 cerca de R$ 43 milhões para modernizar o sistema de iluminação de 11 instituições em todo o Estado, além de instalar aproximadamente 3 MWp em energia solar. Entre as unidades beneficiadas estão prédios públicos, unidades comerciais, hospitais e universidades.

A iniciativa é regulamentada pela Aneel e integra o Programa de Eficiência Energética da Enel, que substitui os antigos sistemas de climatização e iluminação de prédios públicos e incentiva a troca de equipamentos elétricos antigos por outros novos e mais eficientes.

Além dos benefícios econômicos para as instituições – na conta de energia e na redução dos custos de manutenção, as ações de eficiência energética estão alinhadas à política de sustentabilidade do Grupo, aumentarão o conforto oferecido aos profissionais e, principalmente, à população. “Todos saem ganhando com o projeto: os gestores públicos economizam nas contas de luz e a comunidade passa a ter mais conforto e qualidade quando buscam algum serviço de atendimento nos locais beneficiados”, avaliou o presidente da Enel Distribuição Goiás, Abel Rochinha.

Entre as instituições contempladas estão a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a Santa Casa de Goiânia e o Hospital Espírita de Anápolis, entre outros.

O responsável por Eficiência Energética da Enel Brasil, Odailton Arruda, prevê que os projetos alcancem uma economia de 18.931,29 MWh/ano e uma redução de demanda de 2.707,03 kW, o que corresponde ao fornecimento de energia elétrica para mais de 12 mil residências durante um ano.