O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou sem restrições a compra pela Total Eren dos parques eólicos Filgueira I e II, localizados no Rio Grande do Norte e de posse da Voltalia Energia, empresa com atuação em energia renovável e que se dedica à completa cadeia de valor de projetos desse tipo no Brasil e no mundo. O valor do negócio não foi revelado. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 29 de agosto.

Parte do Grupo Total, a Total Eren é uma produtora global de energia eólica, solar e hidrelétrica. No Brasil, atua em geração de energia elétrica por meio de sete plantas, cinco em operação e duas ainda em fase pré-operacional. Segundo a Aneel, os parques eólicos pretendidos se encontram em fase pré-operacional e ainda não tiveram sua construção iniciada no município potiguar de Areia Branca. O empreendimentos pertencem integralmente a Voltalia, subsidiária do Grupo Voltalia, que atua em 18 países.

De acordo com a análise do CADE, a operação resultará em uma mínima sobreposição horizontal no mercado de geração de energia elétrica no Brasil, sendo incapaz de gerar quaisquer preocupações concorrenciais. Com relação à integração vertical, de acordo com as informações prestadas pelas empresas, a compra não implicará em tais relações, uma vez que a compradora nem qualquer companhia pertencente a seus grupos econômicos fornece produtos ou serviços a terceiros que sejam diretamente relacionados às atividades de geração.