A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibilizou nessa terça-feira, 3 de novembro, um aplicativo para cálculo do rateio da carga crítica do sistema nos blocos hidráulico e térmico, assim como das métricas do critério de suprimento associadas à dimensão da energia vigente a partir de janeiro de 2020, com base em um conjunto de arquivos de um caso já simulado do modelo NEWAVE com configuração estática, segundo o padrão vigente do Caso Base de cálculo de garantia física divulgados pela entidade.

A ferramenta realiza o rateio da carga crítica baseada na ponderação pelo Custo Marginal de Operação – CMO das gerações obtidas na simulação para cada série sintética de energias afluentes. Adicionalmente, faz o rateio da geração hidrelétrica e térmica para cada usina da configuração, sendo necessária a execução do modelo SUISHI no módulo de simulação para cálculo de energia firme.

De acordo com a EPE, a plataforma foi desenvolvida com a linguagem de programação R e o pacote Shiny para construção de aplicações interativas por meio de um interpretador de html (navegador web). Para sua utilização, é necessária a instalação do R e dos pacotes agregados, além da prévia execução do modelo NEWAVE (versão 27) e de seu programa NWLISTOP (versão compatível com o Newave) e, opcionalmente, do modelo SUISHI (versão 14), uma vez que são utilizados os dados de saída e entrada destas simulações.