O deputado Edio Lopes (PL-RR) foi eleito nesta quinta-feira (11) para a presidência da Comissão de Minas e Energia da Câmara, durante a sessão de instalação da comissão. Na reunião também foi aprovado o nome do deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) para terceiro vice-presidente da CME. O primeiro e o segundo vices ainda terão que ser escolhidos.

Lopes assumiu dizendo que sua atuação será um trabalho de parceria, de compreensão e de mediação de conflitos, que ele imagina não serão poucos, pelos desafios da comissão. O deputado Silas Câmara, que presidiu a CME até dezembro do ano passado, afirmou que pelo menos duas grandes iniciativas legislativas do colegiado estarão sendo finalizadas na próxima semana.

Uma delas é o marco regulatório da micro e minigeração distribuída, que está pautada com urgência pelo plenário, e a outra a Lei do Gás, que também está na pauta. Silas Câmara lembrou que mais de 100 propostas foram votadas e muitas audiências publicas promovidas pela comissão durante seu mandato. A próxima sessão deliberativa da CME ainda será marcada.