A TIM anunciou sua parceria com Enel X Brasil para o início das obras para construção de duas novas usinas solares. O projeto está em desenvolvimento desde abril de 2020 e contará com mais de 24 mil painéis solares localizados em Ibititá e América Dourada, na Bahia. O empreendimento terá capacidade de 9,919 MWp, evitando a emissão de aproximadamente 13.360 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

As usinas estarão disponíveis para a TIM por um período de 15 anos, conforme o modelo de negócio fechado, e vão atender a 716 sites (antenas) da empresa na área de concessão da Coelba. A expectativa é de que as plantas estejam em operação no segundo semestre deste ano.

Segundo a TIM, investir em energia limpa e geração distribuída faz parte de um projeto iniciado em 2017. A operadora conta hoje com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás em operação e pretende chegar a 60 unidades em 2022, com geração mensal de 38GWh, o suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. A TIM encerrou 2020 com 74,5% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis e tem como meta alcançar mais de 90% até 2025.

Já a Enel X alcançará 27,1 MWp em projetos de energia solar voltados para clientes industriais com a construção das usinas de GD fotovoltaicas para a TIM. A companhia ressaltou que a construção de usinas solares em geração distribuída continua sendo um dos focos da estratégia do grupo.