A Siemens concluiu o projeto de modernização do sistema de teleproteção na hidrelétrica São Simão, operada pela Spic Brasil. A companhia conseguiu realizar a troca de todos equipamentos sem interromper a operação essencial da usina, que conta com seis máquinas responsáveis pela geração de 1.8 GW de energia na divisa de Goiás e Minas Gerais.

Os trabalhos foram realizados durante a madrugada para aproveitar a baixa carga no sistema, com a multinacional alemã efetuando a troca de todos os equipamentos com mais de 20 anos de funcionamento, além de colocar o cabeamento e fazer toda a configuração sem qualquer interrupção na operação.

“Tivemos que desenvolver toda a documentação da modernização baseada em documentos antigos e fotografias dos equipamentos, além de mitigar riscos para mexer nos equipamentos existentes, que eram antigos e não tinham como ser repostos”, comenta Rafael Gomes, Engenheiro de Soluções da Siemens.

Adicionalmente, a solução possui interfaces ópticas integradas que otimizaram toda a comunicação e operação entre a usina e a subestação, unificando o que antes era feito por dois equipamentos.