Cenários traçados recentemente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) mostraram melhoria nas afluências das regiões Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte do Brasil. A nova avaliação apontou que o início da transição para o período chuvoso ocorreu no tempo correto, em outubro, ao contrário de 2020, quando as chuvas só iniciaram em dezembro.

Segundo o órgão, as bacias hidrográficas localizadas nestes três subsistemas apresentaram aumento do volume de água estocada, com exceção das bacias dos rios Tietê, Paranaíba e Tocantins. Até o fim de novembro, a expectativa do Operador é de que a energia armazenada no Sistema Interligado Nacional (SIN) seja de 25,4% do valor máximo armazenável. Este cenário mais otimista foi apresentado, na reunião de novembro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

As perspectivas de Energia Natural Afluente (ENA) para novembro e dezembro também estão mais favoráveis e registraram aumento no SIN de 11.385 MW médios, em relação ao cenário previsto na última reunião do CMSE, no mês passado.

A análise das condições de atendimento até maio de 2022 indicou que, para o cenário de precipitação 2020/2021, o armazenamento do subsistema Sudeste/Centro-Oeste em abril de 2022 deverá estar em 38,4% do máximo armazenável, representando 3,7 p.p. acima do nível verificado em 30 de abril de 2021. Este resultado é 7,7 p.p. superior à projeção apresentada na reunião do CMSE de outubro.

O ONS destacou que a melhoria dos cenários foi um dos motivos que levou o colegiado que compõe o CMSE a decidir pela suspensão do recebimento de ofertas do programa de Resposta Voluntária da Demanda (RVD).

“De uma forma geral, após um ano em que se vem praticando ações excepcionais, o ganho equivalente no armazenamento do Sudeste/Centro-Oeste decorrente dessas medidas foi de cerca de 14% da energia armazenada máxima nesse subsistema, que concentra cerca de 70% dos reservatórios. Os ganhos estimados com as medidas de gestão da crise hidroenergética adotadas podem ser conferidos no gráfico a seguir” disse em nota.