A Enel SP informou que constantemente realiza ações de combate às fraudes e furtos de energia em toda a área de concessão. No primeiro semestre de 2022, a distribuidora realizou aproximadamente 278 mil inspeções em sua área. Segundo a companhia, um levantamento interno apontou que com as ações desenvolvidas foi possível identificar 34.197 irregularidades nos seis primeiros meses do ano, um aumento de 62,3% em relação às 21.061 fraudes encontradas no mesmo período de 2021. Com isso, a Enel Distribuição São Paulo conseguiu recuperar 66,34 GWh de energia, o que representa um crescimento de 25,4% frente aos 52,9 GWh de volume de energia recuperado no mesmo período do ano passado.

O volume de energia recuperado pela distribuidora no primeiro semestre seria suficiente para abastecer cerca de 336.855 residências por um ano com consumo médio mensal de 150/kWh. Entre os principais fatores que explicam o aumento do número de fraudes identificadas estão mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das inspeções e a piora na condição socioeconômica, agravada pelos impactos negativos da pandemia de Covid19.

Com o objetivo de inspecionar instalações comerciais como bares, restaurantes e casas noturnas, em que o acesso é mais complexo durante o período comercial, a concessionária disponibilizou uma equipe dedicada para atuar exclusivamente no período noturno. Apenas nos primeiros seis meses do ano, foram realizadas cinco ações, com 438 inspeções, que resultaram na identificação de 325 irregularidades.