A Neoenergia firmou um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o Governo do Rio Grande do Sul para o desenvolvimento de hidrogênio verde e geração eólica offshore. O memorando terá vigência de três anos e prevê a cooperação na realização dos estudos para o fomento às duas tecnologias de energia limpa considerando a relevância portuária e o potencial eólico do estado.

A companhia já está desenvolvendo estudos para a geração eólica em alto-mar no litoral gaúcho, o parque Águas Claras. “As tecnologias de hidrogênio verde e geração eólica offshore podem levar o Brasil ao protagonismo global em energia limpa, que faz parte do DNA da Neoenergia. Buscamos contribuir com o setor elétrico nacional no desenvolvimento desses novos modelos de geração e nos antecipar ao mercado do futuro”, disse o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui.

Segundo a Neoenergia, o foco é o Porto de Rio Grande, que alberga empresas em áreas químicas, petroquímicas, mineração e fertilizantes. Os projetos podem ter sinergia com a infraestrutura portuária tanto na fase de instalação, por servir como área de apoio para a fabricação e estocagem dos materiais, quanto na de operação, permitindo o atracamento de embarcações especiais.

A parceria prevê a colaboração da Neoenergia e do Governo do Rio Grande do Sul no desenvolvimento de projeto piloto de produção de hidrogênio verde e no estudo de oportunidades no Porto de Rio Grande. Atualmente, o combustível é um vetor estratégico para o segmento industrial e setores de difícil descarbonização, como o transporte urbano, marinho e aéreo.

O hidrogênio verde representa um avanço tecnológico em relação a outras fontes, como o cinza e o azul, provenientes de fontes como o gás natural. Com a maior parte da matriz elétrica baseada em fontes renováveis e a expectativa de expansão do segmento, com o desenvolvimento de novas tecnologias como a eólica offshore, o Brasil tem condições de se tornar protagonista na produção de hidrogênio verde para atendimento à demanda interna e exportação. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) do Brasil, em fevereiro de 2021, apontou o hidrogênio verde como um dos temas prioritários para pesquisa e desenvolvimento no país.

Vale destacar que além do novo acordo com o governo do Rio Grande do Sul, a Neoenergia já havia assinado memorandos de entendimento com os governos de Pernambuco, do Ceará e do Rio Grande do Norte para o desenvolvimento de hidrogênio verde.