Na última reunião ordinária do ano, o comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avaliou as condições de suprimento eletroenergético ao Sistema Interligado Nacional. A expansão verificada em novembro de 2022 foi de aproximadamente 1.030 MW, de 1.223 km de linhas de transmissão e 750 MVA de capacidade de transformação. No ano, a expansão somou 7.107 MW de capacidade instalada de geração centralizada, 7.929 km de linhas de transmissão e 20.071 MVA de capacidade de transformação. Na geração distribuída, a expansão verificada em 2022 chegou a 7.026 MW, atingindo o total de aproximadamente 15,6 GW instalados no país.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, em novembro de 2022, as chuvas observadas continuaram, o que era esperado para o período úmido, com a verificação de valores de afluências às UHEs inferiores à média histórica em todos os subsistemas do Sistema. Em termos de armazenamento, os valores ficaram acima dos verificados em 2021, com destaque para o Sudeste/Centro-Oeste, que finalizou o mês com 46,5%, o que contribuirá para a garantia e segurança do atendimento nos próximos meses. Os estudos indicam que a previsão para final de dezembro no SE/CO, varia entre 46,3% e 48,6% da EARmáx. Para o SIN, a previsão varia entre 46,8% e 51,4% da EARmáx.

O ONS registrou ainda a indicação de pleno atendimento tanto em termos de energia quanto de potência em todo o período, com perspectivas de níveis de armazenamento superiores aos verificados no último ano. Ainda na operação, foi registrada a continuidade da exportação de energia termelétrica para a Argentina em modalidade comercial. Diante do panorama verificado, não é mais necessária a aprovação de ofertas de recursos adicionais recebidas no âmbito do programa de Resposta da Demanda.