A Eletrobras quer aproveitar o embalo da transição energética para ser o maior player em energia renovável e com menores emissões de dióxido de carbono (CO2) no mundo. Nessa terça-feira, 31 de janeiro, o presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr, lembrou que a corporação é formada 97% por ativos ambientalmente mais amigáveis mas focada em hidrelétricas E ainda, que o planejamento estratégico que está sendo revisado deverá seguir também em direção das fontes intermitentes, levando a empresa a ultrapassar a Enel e a Statkraft nos respectivos rankings de maior empresa de energia renovável e menores emissões por MWh gerado.

“A transição energética é um diferencial para o Brasil e para a Eletrobras […] Temos pouca eólica e solar e aqui eu acho que é o grande potencial, até em vista da infraestrutura que a empresa tem junto aos reservatórios e a obrigação de revitalizar o Rio São Francisco”, comentou o executivo durante o webinar que marcou o lançamento do evento Fórum Brasileiro de Líderes em Energia. Essa ação no rio do submercado do Nordeste poderia ser feita com uma usina solar flutuante aproveitando o sistema de transmissão e o fato das garantias físicas das usinas terem sido revisadas para baixo.

Wilson também ressaltou que nenhuma nação tem a quantidade de florestas para capturar carbono como o Brasil, e que agora existirá uma política mais aderente à preservação do meio ambiente, que seria o primeiro ativo para a transição energética. Outro destaque é o conjunto de térmicas da holding que estão no final da vida útil e vencendo seus contratos, algumas a carvão e a óleo, com o executivo prevendo a redução à metade do que há hoje em apenas três anos.

“Se continuarmos a crescer da forma como ambicionamos vamos ter a maior empresa de energia renovável e com o menor nível de emissão no mundo, algo que só o Brasil pode fazer”, concluiu.