A Eletrobras concluiu a redução em seu portfólio de 6 Sociedades de Propósito Específico em linha com o processo de restruturação que vem sendo conduzido nos últimos anos. Dessa vez foram SPEs no segmento eólico que levaram a empresa a encerrar o mês com 68 dessas organizações em seu organograma.

Em meados de julho encerrou as atividades da SPE Geradora Eólica Ventos de Angelim. Na sequência atendeu todas as condições necessárias para concluir a venda de 100% do capital da SPE Livramento Holding e de suas 4 SPEs (Eólica Cerro Chato IV, V, VI e Eólica Cerro dos Trindade).

De acordo com comunicado da empresa, a transação envolve apenas a assunção dos ativos e passivos por parte do comprador, sem entrada de recursos ou ônus para a Eletrobras. Para efetivação da operação, Livramento Holding passou por uma reestruturação societária que culminou na cisão da SPE Eólica Ibirapuitã de sua estrutura. Esta SPE está operante e continuará no portfólio da Eletrobras.

A empresa informou ainda que a operação impactou positivamente o resultado do segundo trimestre em R$ 58,8 milhões. Ontem, o CEO da empresa, Wilson Ferreira Jr afirmou que a meta da companhia é a de terminar esse processo com 31 SPEs sob sua gestão até o final de 2024.