As projeções iniciais do Operador Nacional do Sistema Elétrico para o mês de março mostram que o Custo Marginal de Operação médio para a primeira semana operativa do período deixou o zero depois de mais de um ano. O valor médio em todo o país ficou em R$ 0,06 por MWh. Apesar de pequena é a primeira movimentação desde o dia 24 de dezembro de 2022.  Segundo dados do ONS, a última variação desse valor foi na semana do dia 17 de dezembro de 2022 quando ficou em R$ 0,01 por MWh.

À exceção do Norte, todo país terá vazões abaixo de 76%, segundo as estimativas iniciais. O volume de energia natural afluente no maior submercado do país, o Sudeste/Centro-Oeste é de 69% da MLT. O mais elevado é o Norte com 110% da média, enquanto, no Nordeste o cálculo aponta para 64% e no Sul está em 76% da média dos 93 anos.

No SE/CO é esperado um aumento nos volumes até o dia 1o de março e a partir de então a redução da ENA ao nível esperado como médio. No Sul a estimativa é de retração ante o atual volume, enquanto isso no NE é previsto aumento ante o realizado atualmente e a partir de março a queda. No Norte a curva é ascendente para o período na comparação com o verificado em fevereiro.

A previsão de carga foi revelada ontem (22), no primeiro dia da reunião, com a expectativa de expansão de 3,8% no SIN.

Apesar do descolamento do CMO do zero, a geração térmica prevista continua apenas por declaração de inflexibilidade. São 5.057 MW médios.

O nível de armazenamento dos reservatórios ainda aponta uma curva ascendente em quase todos os submercados. No sul está o único deplecionamento, de 70% para 48%. Dos atuais 62,9% no SE/CO a previsão para 30 de março é de 69%. No NE passa de 62,9% para 73,3% e no Norte o maior aumento, de 70,2% para 95,8%.

Em termos de meteorologia, relata o ONS no Sumário Executivo do PMO de março, foi observada a ocorrência de precipitação acima da média histórica pelo segundo mês consecutivo no trecho entre UHE Três Marias e Sobradinho, na bacia do rio São Francisco. Já no trecho a montante entre UHE Três Marias, no São Francisco, nas bacias hidrográficas da Região Norte e no Paranaíba, os totais de precipitação variam entre entre a média e abaixo da média mensal. As demais bacias hidrográficas de interesse do SIN apresentaram precipitação abaixo da média histórica.

Para a primeira semana operativa de março, entre 24 de fevereiro a 1 de março deve ocorrer pancadas de chuva em pontos isolados nas bacias dos rios São Francisco, Tocantins, Xingu e Paranaíba. Os totais de precipitação aumentam nas bacias hidrográficas da região Sul.