Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

As vendas globais de carros elétricos devem ultrapassar 20 milhões em 2025. Se esse volume se concretizar, representará mais de um quarto dos carros vendidos em todo o mundo. Essa é a perspectiva apontada por um relatório anual Global EV Outlook da Agência Internacional de Energia que está disponível para download, em inglês. Nos primeiros três meses de 2025, as vendas de carros elétricos aumentaram 35% em relação ao ano anterior. Todos os principais mercados, e muitos outros, registraram novos recordes de vendas no primeiro trimestre.

De acordo com a publicação, apesar dos recentes desafios econômicos que pressionaram o setor automobilístico, as vendas globais de carros elétricos continuaram a quebrar recordes. As vendas ultrapassaram 17 milhões globalmente em 2024, elevando a participação dos veículos elétricos no mercado global de automóveis acima de 20% pela primeira vez.

No Brasil, o maior mercado de automóveis da América Latina, as vendas de carros elétricos mais que dobraram para 125.000 em 2024, atingindo uma participação de vendas de mais de 6%.

A China mantém sua posição de liderança no mercado de veículos elétricos, representando quase metade de todas as vendas em 2024. O número unidades vendidas na China no ano passado (mais de 11 milhões) equivale ao total vendido mundialmente em 2022. Mercados emergentes na Ásia e na América Latina também se tornaram novos centros de crescimento, com as vendas totais de carros elétricos nessas regiões aumentando mais de 60% em 2024.

Nos Estados Unidos, as vendas de carros elétricos cresceram cerca de 10% em relação ao ano anterior. Na Europa, as vendas estagnaram com o declínio dos programas de subsídios e outras políticas de apoio, embora a participação de mercado tenha permanecido em torno de 20%.

A projeção da AIE é de que esse mercado cresça em muitas economias emergentes. Até o final desta década, esse número deverá ser superior a dois em cada cinco carros, à medida que os veículos elétricos se tornam cada vez mais acessíveis.

Em nível global, o preço médio de um carro elétrico a bateria caiu em 2024, em meio à crescente concorrência e à queda nos custos das baterias. Na China, dois terços de todos os carros elétricos vendidos no ano passado tiveram preços mais baixos do que seus equivalentes convencionais, mesmo sem incentivos de compra. No entanto, a diferença no preço de compra em relação aos carros convencionais persistiu em muitos outros mercados. O preço médio de um carro elétrico a bateria na Alemanha, por exemplo, permaneceu 20% superior ao de seu equivalente convencional. Nos Estados Unidos, os carros elétricos a bateria ainda eram 30% mais caros.

No Brasil, a diferença de preço entre carros elétricos a bateria e carros convencionais caiu de mais de 100% em 2023 para 25% em 2024, com as importações chinesas de carros elétricos representando 85% das vendas de VE do país. Da mesma forma, o prêmio médio de preço do México caiu de mais de 100% em 2023 para 50% em 2024, com as importações chinesas representando dois terços das vendas.

Já a operação de veículos elétricos permanece consistentemente mais barata. Mesmo que os preços do petróleo caíssem para US$ 40 por barril, calcula a AIE, operar um carro elétrico na Europa por meio de carregamento residencial ainda custaria cerca de metade do preço de um carro convencional aos preços atuais da eletricidade residencial.

Em termos de produção, a China responde por mais de 70% da produção global, enviou quase 1,25 milhão de carros elétricos para outros países em 2024. Isso incluiu muitas economias emergentes, onde os preços dos carros elétricos caíram consideravelmente.

O novo Outlook é complementado por versões atualizadas de duas ferramentas online: o Global EV Data Explorer e o Global EV Policy Explorer, que permitem aos usuários explorar mais a fundo estatísticas, projeções e medidas políticas sobre veículos elétricos em todo o mundo.