A linha de transmissão em 765 kV Foz do Iguaçu/Ivaiporã está fora de operação desde às 20h38 da última terça-feira, 12 de julho, por conta de temporais que atingiram a região Sul do país. Segundo Luiz Eduardo Barata, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a indisponibilidade da linha não causou corte de carga no Sistema Interligado Nacional, porém o ONS foi obrigado a reduzir a transferência de energia da hidrelétrica de Itaipu para a região Sudeste/Centro-Oeste.
 
Segundo boletim da Defesa Civil do Paraná, ao menos 24 cidades foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado entre a tarde desta terça-feira, 12, e madrugada desta quarta-feira, 13. Foram 14,6 mil pessoas afetadas e as cidades mais prejudicadas foram Salto do Lontra, Cascavel e Imbituva.
 
De acordo com o Informativo Preliminar da Operação do dia 12, a geração hidráulica foi superior ao valor programado no submercado SE/CO, notadamente no período de carga pesada, justamente "para manter a confiabilidade do SIN tento em vista à indisponibilidade forçada da LT 765 kV Foz do Iguaçu/Ivaiporã C2 aliada às condições climáticas adversas no tronco 765 kV de Itaipu, que restringiram o fluxo de recebimento pela região."  O ONS havia estimado uma carga de 35.852 MW médios no SE/CO, mas o realizado foi 36.083 MW médios. Uma torre de transmissão foi derrubada pelo vendaval.
 
Na outra ponta do país, no estado do Pará, houve a interrupção de 100 MW de carga da concessionária Celpa, por conta do desligamento automático das linhas de transmissão 230 kV Altamira-Transamazônica e Transamazônica/Rurópolis, além de três unidades geradoras da hidrelétrica Curuá-Una. A ocorrência aconteceu às 8h48 sendo que um minuto depois foi iniciado o processo de recomposição da carga, concluído às 9h06.
 
Também consta o IPDO o desligamento automático das LTS 230 kV Serra da Mesa-Niquelândia e Barro Alto-Niquelândia C1 e c2. Houve a interrupção de 5 MW de carga do consumidor industrial Votorantim, 40 MW do consumidor Codemin e 4 MW da distribuidora Celg, no estado de Goiás. A ocorrência aconteceu às 10h02 sendo que no minuto seguinte foi iniciado o processo de recomposição da carga, concluído às 10h34.