Ciclone subtropical deixa 260 mil unidades sem luz no litoral catarinense

Situação já foi normalizada na maioria das regiões

Na madrugada do último domingo, 4 de dezembro, um ciclone subtropical atingiu o litoral catarinense provocando estragos no sistema elétrico das regiões de Tubarão, Grande Florianópolis e Itajaí, deixando 260 mil unidades consumidoras sem energia elétrica por conta de postes derrubados, cabos partidos e transformadores queimados.

Logo após a passagem do fenômeno, com ventos que chegaram a 115 km/h em Florianópolis, a Celesc deu início aos trabalhos de recomposição do sistema. No final da manhã, o número de unidades consumidoras sem abastecimento já havia caído para 145 mil as três regiões. Antes do meio dia, o sistema estava normalizado em Itajaí.

No final da tarde, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, informou que a companhia conseguiu restabelecer a energia elétrica de 70% das unidades consumidoras. Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, a situação na região de Tubarão e Itajaí já foi normalizada. Somente na região de Florianópolis que de um total de 245.781 unidades consumidoras, 35.386 ainda estão sem energia elétrica.