
UHE Teles Pires atinge seu patamar máximo de produção em fevereiro
Plena potência de geração permitirá testar todos os sistemas do empreendimento
03 de fevereiro de 2017, às 11h48
Tempo de leitura:
A Neoenergia informou que a hidrelétrica Teles Pires atingiu a potência máxima de geração de 1.820 MW em 1° de fevereiro, graças ao aumento das chuvas na região. A usina fica no rio Teles Pires, na divisa de Pará com Mato Grosso. Segundo a companhia, o mínimo de vazão para se chegar a 100% de geração são 4.000 m³/s. A produção máxima de Teles Pires equivale ao abastecimento de uma população de 5 milhões de habitantes.
A previsão é que essa potência de geração se mantenha até o fim do período de chuvas, em abril, quando então a vazão começa a cair e, com ela, a carga de geração. "Do ponto de vista técnico, a plena potência de geração permite testar todos os sistemas do empreendimento em conjunto, o que demonstra a qualidade e a confiabilidade do projeto", explicou a Neonenergia.
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires é formada pelas empresas Neoenergia (51%), Furnas (24,5%) e Eletrosul (24,5%). Localizada na Amazônia Meridional, no Rio que Teles Pires, afluente do Rio Tapajós, a usina fica nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT), e figura entre as dez maiores do Brasil.
Tags:
Entenda melhor o assunto
Últimas Notícias
-
Empresas
Tecnogera mira expansão após resultados com geradores e baterias móveis
07 de maio de 2025 -
Eólica
Eólica offshore na América do Sul desacelera por Brasil e Colômbia
07 de maio de 2025 -
Eólica
Élbia Gannoum, da ABEEólica, será enviada especial para energia na COP 30
07 de maio de 2025 -
Geração
Absolar aponta Brasil como quarto maior mercado mundial de fonte solar
07 de maio de 2025