fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Brasil superou em abril a marca de 210 GW de potência fiscalizada de energia elétrica, segundo dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel. Atualmente, o país conta com mais de 24 mil usinas em operação comercial.
A expansão da matriz elétrica brasileira foi de 1.916 MW entre janeiro e abril deste ano, com destaque para o mês de abril, quando oito novas usinas entraram em operação, somando 141,09 MW. Desse total, seis usinas eólicas localizadas na Bahia representaram 85,50 MW; a usina termelétrica a biomassa Codora, em Goiás, acrescentou 50 MW; e a Pequena Central Hidrelétrica Boa Vista, em Santa Catarina, outros 5,60 MW.
No acumulado dos quatro primeiros meses de 2025, foram contabilizadas 49 novas usinas em 11 estados distribuídos pelas cinco regiões do país. O Mato Grosso do Sul liderou a expansão com 437,13 MW, seguido pela Bahia, com 428,70 MW. Em abril, a Bahia novamente se destacou como o estado com maior crescimento da potência instalada.
A matriz elétrica brasileira continua sendo predominantemente renovável. Mais da metade da energia gerada no país provém da força dos rios, com 103,2 GW provenientes de grandes hidrelétricas, 5,89 GW de pequenas centrais hidrelétricas e 874 MW de centrais geradoras hidrelétricas. Ao todo, as fontes renováveis representam 85,06% da geração elétrica nacional, segundo dados atualizados do sistema SIGA da Aneel.
Além das hidrelétricas, a geração de energia no Brasil é composta por termelétricas (47,07 GW), eólicas (33,74 GW), solares centralizadas (17,67 GW) e usinas nucleares (1,99 GW).
Para facilitar o acompanhamento da expansão da matriz elétrica, a Aneel disponibiliza o painel RALIE, ferramenta interativa que permite visualizar informações sobre novas usinas em implantação, por fonte de energia, localização e cronograma. Os dados são atualizados mensalmente com base em vistorias presenciais e no Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica (Rapeel).