A Fitch Ratings afirmou nesta quinta-feira (6) os Ratings de Probabilidade de Inadimplência (IDRs, na sigla em ingês) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da Energisa, na categoria ‘BB’, bem como seu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’. A Perspectiva de ambos os ratings é estável. A Fitch também afirmou os IDRs de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB+’ das subsidiárias da Energisa e seu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’. A Perspectiva do IDR em Moeda Local e do Rating Nacional de Longo Prazo permanece estável, enquanto a do IDR em Moeda Estrangeira segue negativa.

De acordo com a agência de classificação de risco, os ratings da Energisa refletem a expectativa de que o grupo continuará melhorando seu perfil de crédito consolidado após o impacto negativo inicial da aquisição das companhias de distribuição do Grupo Rede. É esperada uma alavancagem líquida na faixa de 2,0 vezes a 3,0 vezes nos próximos quatro anos, apesar de um fluxo de caixa livre (FCF) negativo. Por outro lado, o grupo deverá permanecer com forte posição de liquidez e um alongado cronograma de vencimentos da dívida consolidada – a captação de R$ 1,5 bilhão no mercado em 2016 melhorou a estrutura de capital.

Em sua análise, a Fitch aponta ainda uma melhora no desempenho operacional das subsidiárias adquiridas do Grupo Rede, que atuam em áreas com histórico de elevado aumento de consumo de energia. "A performance dessas empresas estava abaixo da média. Apesar da integração relativamente recente, os resultados positivos já foram observados e se refletiram na geração de caixa operacional consolidada", afirma a agência, que também considerou o grupo bem posicionado para compensar pressões negativas sobre o consumo de energia, a inadimplência e as perdas de energia, dado ao desafiador ambiente macroeconômico brasileiro.