Uma nova usina solar com 5 MW inicia a operação em Montes Claros (MG). Trata-se de um projeto da Safira VMF, que teve a energia vendida totalmente pela Enercred, empresa de geração compartilhada de energia para pessoas físicas. Com o compartilhamento da energia solar desta usina, sobe para mais de 7,5 mil o número de unidades consumidoras residenciais e comerciais atendidas pela Enercred no estado, o que abrange cerca de 30 mil pessoas.

A fazenda solar de Montes Claros é formada por cinco usinas de 1 MW, equipadas com painéis rastreadores solares. A Safira é uma das investidoras do projeto. De acordo com o diretor executivo da Safira Energia, Mikio Kawai Jr, foi identificado na Enercred um projeto relevante e inovador, de modo que foi decidido investir na empresa, fornecendo todas as condições para que ela atingisse a maturidade e seu projeto se tornasse realidade.

O CEO da Enercred, José Otávio Bustamante, destaca que com a entrada da usina de Montes Claros, a empresa ampliou muito sua base de atendimento, levando energia limpa e renovável a um número bem maior de unidades consumidoras, com o benefício de redução do valor da conta de luz.  O serviço da empresa permite a utilização de um percentual da energia solar produzida ao consumidor, sem a necessidade de investimentos em equipamentos próprios. Além de um consumo mais sustentável, o usuário ainda conta com um desconto de até 10% no valor da conta de luz.

A Enercred possui sob sua gestão outras quatro usinas de 2,5 MW cada, sendo duas localizadas em Juiz de Fora e outras duas em Paraisópolis, também no sul de Minas Gerais, que já estão prontas e aguardam conexão no sistema. Do total da capacidade de 10 MW destas quatro usinas, a empresa de GD d já conquistou novos clientes para compartilhar cerca de 50% do total de energia a ser gerada por estas fazendas.