A Siemens Gamesa deixará de ser uma empresa listada em bolsa. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas realizada na quarta-feira, 25 de janeiro, em Bilbao (Espanha). Foram favoráveis 98,43% dos votos dos acionistas presentes ou por procuração.
Esse processo faz parte da oferta pública de aquisição de ações em dinheiro apresentada pela Siemens Energy em maio de 2022, com o objetivo de alavancar o potencial conjunto das empresas. A Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) autorizou a oferta em novembro de 2022 e 77,88% dos acionistas minoritários da Siemens Gamesa ofereceram suas ações durante o período de aceitação, que fechou em 13 de dezembro de 2022.
Como resultado, a participação da Siemens Energy na Siemens Gamesa aumentou para 92,72%. Após a aprovação dos acionistas, a saída das ações da Siemens Gamesa está agora sujeita à autorização da CNMV e à liquidação de todas as operações de compra.
Em 23 de dezembro de 2022, a Siemens Energy colocou uma ordem de compra permanente de € 18,05 para as ações restantes da Siemens Gamesa, que estarão em vigor até que a CNMV suspenda sua negociação.
Em comunicado, a empresa informou que o presidente não executivo do Conselho de Administração, Christian Bruch, explicou que a indústria eólica europeia se encontra numa situação crítica. E que apesar dos grandes investimentos que fluem para as energias renováveis, a indústria eólica está enfrentando sérios desafios financeiros.
Ele apontou ainda que a Siemens Gamesa apresentou o programa de estratégia para voltar aos trilhos, e que precisa agora implementá-lo rigorosamente. A retirada da lista apoiará a equipe de liderança a se concentrar inteiramente na reviravolta financeira mais importante. Ao mesmo tempo, afirmou que tem discutido com reguladores, formuladores de políticas e clientes em todos os níveis os requisitos necessários para tornar a indústria eólica estrategicamente importante bem-sucedida.
A Siemens Gamesa reduzirá o número de membros do Conselho de Administração de dez para três, com o objetivo de simplificar a atual estrutura de governança e agilizar a tomada de decisões. Os membros do conselho Francisco Belil, Gloria Hernández, Harald von Heynitz, Maria Ferraro, Rudolf Krämmer e Mariel von Schumann, que apresentaram suas renúncias em dezembro de 2022, deixarão a Siemens Gamesa assim que a empresa for deslistada.
O presidente Christian Bruch e o CEO Jochen Eickholt permanecerão no novo conselho, juntamente com Anton Steiger, que atua como diretor proprietário não executivo.