fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Durante coletiva com jornalistas na última terça-feira, 20 de maio, o CEO da Engie no Brasil, Eduardo Sattamini, revelou a jornalistas que a geradora deve participar do leilão de reserva de capacidade e do leilão de baterias. Para o executivo, o ideal era que o LRCAP acontecesse esse ano para não frustrar os agentes. Porém é melhor que seja realizado com calma para que não saia de forma açodada. No LRCAP, a disputa se dará com expansões das hidrelétricas de Jaguara (MG – 424 MW) com 200 MW e Salto Santiago (PR – 1.420 MW), com 700 MW.
O leilão de capacidade tem trazido grande expectativa para os agentes do setor, já que deverá ter um volume alto de contratação, mas vem sendo adiado seguidamente. Estava previsto para junho desse ano, mas por conta de uma possível judicialização do edital, foi adiado sem nova data.
As duas UHEs já possuem uma infraestrutura para receber as novas turbinas. O aumento de potência já estava previsto na construção das usinas e tem um custo de implantação menor.
Para o leilão de baterias, como ainda não foram definidas as regras nem o montante a ser contratado, a estratégia da Engie ainda não está definida.