fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Energy Starter, programa global de inovação aberta da EDP para acelerar a adoção de tecnologias que impulsionam a transição energética, selecionou oito startups que irão participar no bootcamp do programa, nos dias 26 e 27 de maio, seguido de um Open Day no dia 28 de maio, onde serão apresentados os resultados concretos do programa e suas iniciativas.
Entre as selecionadas está a startup brasileira Fox IoT, de Santa Maria (RS), que apresenta uma solução baseada em inteligência artificial e utiliza imagens de satélite para identificar ligações elétricas irregulares.
A prova de conceito (PoC) está sendo desenvolvida para ser testada em uma área de cerca de 50 km² nos municípios de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, onde a EDP é a concessionária distribuidora de energia, como uma das iniciativas no combate a perdas não técnicas. A expectativa é que o uso da tecnologia possibilite reduzir as perdas em aproximadamente 20%, trazendo mais eficiência e ganho energético.
Este módulo, dedicado às Redes do Futuro, é primeiro da 9ª edição do programa, que terá, ainda, os módulos de Soluções para Clientes e Energias Renováveis e Hidrogênio Verde. As startups selecionadas para esta etapa foram Camlin e Voltquant (Reino Unido), Earthgrid, Phoenix Boring e Toumetis (Estados Unidos), Repath (Alemanha) e Sensewaves (França), além da brasileira Fox IoT.
No processo de seleção, a EDP realizou pitching online e reuniões de acompanhamento que envolveram diversas unidades de negócio e equipes de inovação de diferentes geografias. Nos próximos dias 26 e 27, durante o bootcamp, as startups selecionadas terão a oportunidade de trabalhar com a EDP para acelerar o co-desenvolvimento de projetos-piloto e acordos comerciais. Adicionalmente, poderão ter acesso a eventuais apoios financeiros e se beneficiar da experiência e da rede de contatos da EDP Ventures, a sociedade de capital de risco da EDP.
Após o bootcamp, as startups iniciam uma jornada de colaboração com as equipes da EDP para aperfeiçoar, validar e implementar os projetos-piloto propostos. Estas ações serão totalmente financiadas pela EDP e envolverão o acesso aos seus dados e ativos, juntamente com um acompanhamento contínuo para garantir que as soluções sejam adaptadas às necessidades da empresa. O objetivo é acelerar estas iniciativas inovadoras no sentido da viabilidade comercial, abrindo caminho para parcerias de longo prazo que contribuam para impulsionar a transição energética.