Visando endereçar a escassez de transformadores de energia nos Estados Unidos, a Siemens Energy está investindo US$ 150 milhões para expandir suas operações em Charlotte, na Carolina do Norte. Será a primeira instalação desse tipo da empresa no país. As obras vão começar neste ano, prevendo 600 novos empregos locais, tendo as primeiras conclusões no início de 2026.

Atualmente, apenas 20% da demanda por grandes transformadores nos EUA é atendida por fornecedores domésticos, que podem ter prazos de entrega de até cinco anos. Ou ainda pela América e Europa. Com a busca em reduzir as emissões em 50% a 52% até 2030 em relação aos níveis de 2005, a corrida da descarbonização só poderá ser alcançada por meio da disponibilidade desses equipamentos, que conectam a geração à distribuição, convertendo a eletricidade de alta voltagem e ajudando a estabilizar a conexão entre regiões.

Estudos preveem que 25% dos projetos globais de energia renovável estão em risco devido a longos prazos de entrega para transformadores, gargalos na cadeia de suprimentos e falta de produção global destes componentes. Os equipamentos deverão ser construídos sob medida e com o tamanho aproximado de um ônibus escolar padrão. A linha atual de entrega da companhia é de capacidades superiores a 1.000 MVA e 1.100 kV.

Além do aporte da multinacional, o projeto também contará com o apoio de uma concessão de Investimento para Desenvolvimento de Empregos (JDIG) do estado da Carolina do Norte. O governador Roy Cooper anunciou a concessão após sua aprovação pelo Comitê de Investimento Econômico do estado.