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A transição para a mobilidade elétrica na América Latina e Caribe está avançando consideravelmente. Segundo o último estudo da Organização Latino-Americana de Energia (Olade), a frota de veículos elétricos leves cresceu 187% em 2024, passando de 249.079 para 444.071 veículos elétricos (BEVs e PHEVs). O avanço é atribuído em grande parte a um aumento de 78% na integração de veículos elétricos durante o segundo semestre do ano, em comparação ao primeiro. Com os números, a região representa quase 0,7% da frota global de VEs.
O Brasil se destaca no levantamento como o país da com o maior número de veículos leves elétricos, atingindo 237.200 unidades, mais de 50% do total deste tipo em circulação até dezembro. Depois aparece o México, com 95.437 unidades, seguido pela Costa Rica, Colômbia e Uruguai com quantidades próximas a 20 mil carros.
No primeiro trimestre de 2025, a publicação aponta que todos os países relatam crescimento positivo nas vendas de veículos elétricos. A Colômbia se destaca com um crescimento de quase quatro vezes maior nas vendas de veículos elétricos, seguida pelo Uruguai, onde o as vendas triplicaram. Brasil e México continuam liderando em termos de volume absoluto de vendas de BEVs e PHEVs.
Já nos sistemas de transporte público, a classificação é liderada pelo Chile e pela Colômbia, permanecendo em os próximos três lugares são Brasil, México e Uruguai. A região conta com uma frota de ônibus elétricos de cerca de 6.700 unidades, num avanço de 32% sobre o encerramento de 2023.
Recarga
Com o aumento da frota de VEs surge a necessidade em aumentar o número de estações de carregamento públicas. Ao final do ano passado, América Latina e Caribe chegaram a 18.594 estações de recarga, 92% das quais concentradas no Brasil, México e Chile, enquanto os outros 24 países detêm 8% da total regional.
No caso do Brasil, o número de estações atingiu 1.876 em 2023, aumentando para 12.700 até o final do ano passado. O México, por sua vez, viu o volume passar de 1.340 para 3.212 durante o mesmo período. Juntos, esses países respondem por aproximadamente 86% da infraestrutura de carregamento na região.
Quanto ao número relativo de postos de carregamento em comparação com o número de veículos elétricos em circulação, os cinco países mais notáveis são Panamá, Jamaica, Chile, Argentina e Brasil. Já Colômbia, Uruguai e Costa Rica permanecem nos últimos lugares.
Apesar dos resultados positivos, a publicação ressalta o alto custo relativo dos veículos, infraestrutura de carregamento insuficiente e limitações de alcance como desafios ainda a serem vencidos e que os países estão abordando gradualmente.
Entre as conclusões do estudo, a Olade pondera que os avanços ocorrem em um contexto global de desaceleração da eletromobilidade nos Estados Unidos e na União Europeia, enquanto a China segue líder de mercado. São mais de 49 milhões de VEs em circulação e uma participação de 47,9% do gigante asiático nas vendas de carros novos até 2024, consolidando sua posição como principal produtor e exportador. Situação que impacta diretamente os países emergentes, já que a maior parte dos VEs importados vem da China. Configura-se, portanto, também como aspecto adicional no novo mapa geopolítico mundial.
América Latina busca mais renováveis e integrações estratégicas