Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O reajuste tarifário anual da Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe) foi aprovado pela Aneel com efeito médio de 1,35% a ser percebido pelos consumidores, sendo de 0,38%, em média, para aqueles conectados na alta tensão e de 1,61%, em média, para a baixa tensão. A empresa atende aproximadamente 172 mil unidades consumidoras, cujo consumo de energia elétrica representa faturamento anual na ordem de R$ 244 milhões.

Segundo o processo, o efeito médio decorre do reajuste dos itens de custos de Parcela A e B, calculados conforme estabelecido no Proret, para a formação da Receita Requerida; da inclusão dos componentes financeiros apurados no atual processo para compensação nos 12 meses subsequentes; da retirada dos componentes financeiros estabelecidos no processo tarifário anterior, que vigoraram até a data do reajuste em processamento; e através da aplicação da Lei nº 14.299, de 5 de janeiro de 2022.

Entre os destaques na composição do efeito médio está a variação dos custos de Parcela A, contribuindo para o efeito médio em 1,27%, enquanto a variação de custos de Parcela B foi responsável por 1,28%. Já o total dos Encargos Setoriais levou a uma variação no efeito médio de 1,88%, enquanto os Custos de Transmissão tiveram uma variação de ‐21,4%, impactando em ‐2,35%.