A Fitch Ratings afirmou as notas de crédito da distribuidora catarinense Celesc e de sua subsidiária de geração (Celesc G), com perspectiva estável, refletindo o sólido perfil de crédito do grupo, com expectativa de manutenção dos índices de alavancagem financeira e liquidez em patamares conservadores. Em boletim divulgado na última terça-feira, 21 de fevereiro, a agência norte-americana de classificação de risco manteve o Ratings Nacionais de Longo Prazo ‘(A+(bra)’.

Na avaliação da Fitch, a Celesc tem como importante desafio melhorar o desempenho de sua atividade de distribuição de energia, diante do cenário macroeconômico desafiador no Brasil. Neste negócio, a Celesc D necessita atingir níveis de eficiência operacional e de rentabilidade superiores aos apresentados no último ano, a fim de se aproximar dos parâmetros regulatórios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e atender às regras impostas no momento da renovação de sua concessão. A expectativa é que a empresa realize investimentos médios anuais de R$ 320 milhões de 2017 a 2020.

A lenta recuperação econômica do país, sobretudo da atividade industrial, deve frustrar as expectativas iniciais da companhia de venda de energia e exigir um eficaz gerenciamento da provável sobra de seu volume de energia contratada.

Segundo a Fitch, há uma expectativa de baixo crescimento do consumo de energia na área de concessão da Celesc D nos próximos anos — precedido de uma queda de 5,5% em 2015 e de um aumento de apenas 0,9% em 2016. Para 2017, há uma expectativa de aumento de 1,7% no consumo na área de concessão da empresa, e um crescimento médio de 2,7% entre 2018 e 2020.
O portfólio de geração da Celesc G é de 115 MW, com a perspectiva de ampliar para 300 MW até 2020. Para a Fitch, isso deve beneficiar o perfil de crédito da empresa, ao propiciar uma geração de caixa mais previsível e a redução da relevância do segmento de distribuição para os resultados consolidados. Hoje o segmento de distribuição de energia corresponde a 98% da receita e 82% do Ebitda do grupo.