fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Ecom Energia e a Evo Energia firmaram uma parceria estratégica com a WEG para impulsionar no país o uso de sistemas BESS (Battery Energy Storage System). A iniciativa amplia o acesso de empresas brasileiras a tecnologias de armazenamento inovadoras, escaláveis e alinhadas às tendências globais por uma matriz mais limpa, confiável e eficiente.
O acordo, formalizado por meio de um Memorando de Entendimento (MoU), chega em um momento estratégico em que a demanda por soluções de armazenamento de energia no Brasil deve crescer exponencialmente nos próximos anos. De acordo com a Bloomberg NEF, o mercado mundial de baterias estacionárias deve crescer 15 vezes mais até 2030, atingindo 1,1 TWh de capacidade instalada. E o mercado brasileiro de armazenamento de energia junto ao consumidor deve receber mais de R$ 22,5 bilhões em investimentos também até 2030, segundo estudo da Consultoria Energética Greener.
Além da busca por eficiência, o mercado brasileiro também é impulsionado pela necessidade de maior confiabilidade energética. Segundo o estudo da Greener, a principal motivação para instalação de sistemas de armazenamento no país é justamente a proteção contra quedas e interrupções de energia, que geram prejuízos milionários para empresas e consumidores. Em 2024, o Brasil registrou mais de 160 interrupções significativas, de acordo com a Aneel, evidenciando os desafios da matriz elétrica.
O avanço é global. O setor de baterias estacionárias cresceu 72% em capacidade instalada em 2023, segundo a International Energy Agency (IEA), com destaque para Estados Unidos, Europa e China.
A solução BESS traz uma série de benefícios estratégicos para as empresas, incluindo redução de custos operacionais, ao diminuir a dependência de geradores a combustíveis fósseis e os gastos com manutenção e abastecimento; segurança energética, com menor risco de possibilidade de enquadramento como despesa operacional; além de contribuir diretamente para as metas de descarbonização, por operar sem emissões de CO₂ e sem ruído.