As cotas de potência e energia da hidrelétrica de Itaipu a serem comercializadas em 2023 com as concessionárias de distribuição das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O montante de energia elétrica disponível para o Brasil no ano que vem será de 6.252 MW médios.

Os valores que serão divididos proporcionalmente entre as distribuidoras foram calculados a partir da garantia física de 7.750,8 MW médios, válida a partir de janeiro. Desse total, foi subtraída a carga da Ande (responsável pela comercialização da energia da usina no lado paraguaio), de 1.521 MW médios.

A Aneel também homologou as cotas-partes que deverão ser consideradas no rateio de potência e de energia da usina para o ano de 2030. Assim como no caso das usinas de Angra, as cotas da UHE Itaipu devem ser calculadas e publicadas pela agência com oito anos de antecedência. O calculo foi feito a partir do mercado faturado de cada concessionária de distribuição do Centro-Sul, entre setembro de 2021 e agosto de 2022.