A Agência Nacional de Energia Elétrica considerou parcialmente recurso administrativo da Eletronorte e reduziu o valor de uma multa aplicada no ano passado de R$ 3,9 milhões para R$ 3,4 milhões. A penalidade é resultante da atuação da empresa após blecaute no dia 26 de outubro de 2012 que deixou sem energia todo o Nordeste e 80% do Norte, e afetou o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste.

O desligamento aconteceu em uma chave seccionadora da subestação Colinas, que integra as instalações do segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, pertencente à Taesa. O incidente provocou a separação do Sistema Interligado Nacional em três grandes ilhas formadas pelas regiões Nordeste, Norte e Sul-Sudeste/Centro-Oeste. Em consequência, foram desligados em torno de 13 mil MW de carga.
 
A Eletronorte foi multada em fevereiro de 2014 pela fiscalização da Aneel, que apontou irregularidades como a interferência de representante da direção da empresa no processo de recomposição do sistema; adoção de procedimentos operativos inadequados, com a liberação indevida de instalações que estavam indisponíveis para operação; falha no gravador de voz do Centro de Operação Regional no Maranhão e atuação fora das normas dos operadores.